Sobre nós

“Uma dieta vegan é provavelmente o maior passo para reduzir o nosso impacto no planeta” - Joseph Poore, Universidade de Oxford, Science 2018

MUKA significa "mudança verde", uma mudança que acreditamos ser essencial para enfrentar os desafios ambientais e éticos dos nossos dias. Convencidos de que seres humanos, animais e natureza podem viver em harmonia, decidimos aliar esta convicção à nossa paixão pela cozinha e pela arte da fermentação.

A nossa transição para uma dieta vegetariana veio acompanhada da descoberta de novos e incríveis sabores. Rapidamente deixámos de sentir falta dos sabores antigos. Havia, contudo, uma exceção: o queijo.

Não existiam no mercado alternativas vegetais ao queijo que fossem suficientemente saborosas e que nos fizessem efetivamente lembrar de queijo. Os “queijos vegetais” eram produtos feitos à base de óleos, amidos, corantes e intensificadores de sabor que, para além de fazerem mal à nossa saúde, em nada nos remetem à memória afetiva que temos do sabor a “queijo”, obtido através da fermentação e do tempo.

Acreditamos que nossa saúde e a saúde do planeta devem andar a par e passo, pelo que começámos a fazer as nossas versões em casa, que rapidamente tiveram sucesso entre a família e os amigos. A Muka é o resultado dessas experiências. Uma alternativa vegetal simples e saudável que pretende satisfazer os paladares de todos aqueles que se quiserem atrever a explorar novos sabores. 

Alternativas vegan saborosas e saudáveis

Encontramos os melhores frutos secos, juntamos-lhes água, sal e culturas de fermentação (aka probióticos) e deixamo-los fermentar e curar por várias semanas ou meses. Todos os nossos queijos são produzidos à mão, em pequenos lotes.

Inspirados pela queijaria tradicional, seguimos métodos de produção queijeira artesanais e milenares e utilizamos apenas ingredientes biológicos.

Processo MUKA

Embalagens

Utilizamos as embalagens mais sustentáveis que encontrámos. Os cremosos são guardados em frascos de vidro recicláveis e reutilizáveis e os restantes queijos em embalagens feitas a partir de cartão 100% reciclado e reciclável FSC e envolvidos em papel sem silicones que poderá ser compostado. Por favor composta-o num recipiente municipal de resíduos orgânicos.

Queremos promover a reutilização de embalagens sempre que possível. Nesse sentido, daremos um vale de 0,50€ de desconto numa futura compra por cada frasco, embalagem ou caixa de entrega que nos for devolvida (em boas condições) nos mercados em que estamos presentes ou na Loja Pistácio em Lisboa.

A nossa história

Depois de quase cinco anos a trabalhar em terras de sua majestade, a rainha Isabel II, sentados num escritório qualquer, decidimos fazer-nos à vida. A decisão deu-se num raro dia em que o sol não raiou, para surpresa dos intervenientes. Preparámos as malas com o objetivo de cruzar todo o continente americano (desde a Patagónia até ao Alasca) por terra a água. Passou-se 1 ano, tempo que inicialmente previmos ser suficiente para a expedição (percebemos mais tarde que não somos muito bons de contas e que só cruzar a Argentina é como ir de Portugal à Rússia por estradas com muitos buracos) quando um vírus nos trocou as voltas. Estávamos ainda na Colômbia, a meio do percurso, e acabámos por decidir regressar à pátria, pois o ambiente não estava muito convidativo a viajantes.

Confinados em casa, pusemos mãos à obra e criámos um pequeno laboratório de fermentação. Em Londres tínhamos descoberto todo um mundo novo de culinárias, ingredientes e processos de fermentação e apaixonámo-nos por essa arte. A Teresa tornou-se padeira de fim-de-semana, o Manel viu-se mais tarde obrigado a aprender quando ficou sozinho por 15 dias, sem pão. Depois vieram os krauts, a kombucha, a cerveja, o tempeh e o queijo vegetal. Agora decidimos focar-nos no queijo por sentirmos muita falta desse sabor e acharmos que há todo um mundo novo por explorar.

A Teresa é a queijeira de serviço e o Manel descobriu talentos como gestor de IT, fotógrafo, entre outras tarefas.

Queres saber mais?

Se quiseres saber mais, envia-nos um email para info@muka.pt. Esperamos responder o  mais brevemente possível.