Tart with quince and a semi-aged vegan cheese

Tarte de Marmelo e V'eden

Esta tarte é perfeita para quem prefere doces não tão doces e mostra que, com criatividade, até em sobremesas os nossos queijos ficam bem!

Ingredientes para a massa:
140g farinha t55
50g açúcar mascavado
30g azeite
30g bebida de soja
10g maizena
2g fermento
10g V’eden ralado
Raspas de limão
1g sal fino

Ingredientes para o recheio:
600g marmelo
150g açúcar mascavado
5g flor hibiscus
Raspa de limão
1,5 L água
60g V’eden

Método:
1. Amassar todos os ingredientes à mão ou na batedeira até formar uma pasta homogénea e ligeiramente elástica. Envolver com um pano húmido (ou película aderente) e deixar repousar no frigorífico durante 30 minutos.
2. Estender a massa com um rolo e colocar numa tarteira. Tapar com papel vegetal e colocar algum peso (feijões secos, por exemplo) e assar a 170ºC durante 15 a 20 minutos. O fundo deve ficar cozinhado mas não demasiado escuro.
3. Num tacho, colocar a água, açúcar, flor de hibiscus e raspa de limão. Deixar levantar fervura para fazer uma calda.
4. Descascar os marmelos e cortar em quatro. Com uma faca, retirar a parte central onde se encontram as sementes. Reservar as cascas e as sementes para mais tarde.
5. Cuidadosamente colocar os pedaços de marmelo na calda que está a ferver a baixar o lume. Deixar confitar durante cerca de 15 minutos, até que o marmelo se encontre cozinhado mas ainda com alguma firmeza. Retirar com a ajuda de uma escumadeira e reservar.
6. Na mesma calda, colocar as cascas e centros do marmelo e deixar ferver até que fique quase sem líquido. Escorrer esse líquido, reservá-lo (vamos utilizá-lo mais tarde) e descartar a polpa.
7. Rechear a tarte com os pedaços de marmelo confitado cortado irregularmente, intervalados com V’eden ralado. Repetir até encher a tarteira. Opcional: decorar a tarte com formas a gosto ou tiras de massa que sobrou, pincelar com bebida de soja e levar ao forno novamente até dourar.
8. Quando sair do forno, regar com a calda feita com as cascas (aquecer de novo se tiver solidificado), e decorar com mais pedacinhos de V’eden.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.