Há quem torça o nariz aos cogumelos, mas nós gostamos tanto que trazemos uma receita com dose dupla!
Serve 4 pessoas
Para os Gnocchi:
600g batata doce laranja
500g batata branca
150g (aproximadamente) farinha t55 ou zero zero
Sal, pimenta, noz moscada
Cogumelos salteados:
500g cogumelos a gosto
Alecrim
1 dente de alho
50ml vinho do Porto Tawny (já existem alguns vinho do Porto vegan)
Sal, pimenta
Molho silvestre:
500 mL bebida vegetal de soja
30g Curado de Boletos
80mL vinho do porto
1 dente de alho
1 ramo alecrim
1) Lavar as batatas, colocar num tabuleiro e polvilhar com sal grosso. Assar no forno a 180ºC. O tempo vai depender da espessura da batata portanto picar com uma faca ocasionalmente. A batata doce costuma assar mais rápido e pode ser retirada do forno assim que estiver pronta.
2) Deixar arrefecer e descascar com a ajuda de uma faca pequena. Passar por um passe-vite ou esmagador. Como a batata perde água, e consequentemente peso, na confeção, é necessário pesar o puré restante para poder amassar os gnocchi. Esta é a formula mágica:
1kg de batata
300g de farinha
10g sal fino
3) Pesar os ingredientes proporcionais à batata assada, adicionar pimenta e noz moscada, e amassar. Pode ser necessário acrescentar um pouco mais de farinha, mas sem exagerar ou os gnocchi ficarão muito densos.
4) Na bancada, dividir a pasta em pequenos montes e fazer rolinhos com as mãos, com cerca de 1,5cm de diâmetro. Com uma faca ou espátula cortar o rolinho em peças com 2cm de comprimento e colocar num tabuleiro polvilhado com farinha.
5) Para os cozinhar, colocar num tacho com água a ferver e sal até flutuarem e retirar com uma escumadeira à medida que estão prontos.
6) Para o molho, começar por colocar o vinho do porto com o dente de alho e alecrim num tacho e deixar reduzir para ⅓. Acrescentar a bebida de soja e o Curado Boletos em pedaços e deixar reduzir para metade. Retirar o alho e alecrim e emulsionar com a varinha mágica. Retificar os temperos se necessário. Se quiserem utilizar outra bebida vegetal pode ser necessário acrescentar algum espessante, como amido de milho ou goma xantana.
7) Para finalizar este prato, saltear os cogumelos na frigideira com o alecrim e o alho até que se encontrem dourados, temperar com sal e pimenta e refrescar com um pouco de vinho do porto. Acrescentar os gnocchi na mesma frigideira até ganharem alguma cor.
8) Colocar o molho no fundo do prato, os gnocchi e os cogumelos por cima, e finalizar com pedacinhos de curado boletos e raspa de limão.