croquettes with mushrooms and smoked vegan cheese

Croquetes de Cogumelos e V’eden Fumado com molho de Cremoso Fumado e Mostarda

A receita perfeita para quem gosta de entradas com personalidade. Crocantes por fora e a transbordar umami por dentro, estes croquetes vão conquistar o teu paladar.

Rende 12 croquetes

Ingredientes


200g cogumelo pleurotus
200g cogumelos paris
75g cebola picada
2 dentes de alho
50g pão velho
½ copo de vinho branco
1 colher de sopa de molho inglês
Paprika fumada, sal e pimenta
Salsa picada
60g V’eden Fumado


Para panar:
Panko ou pão ralado
1 chávena de farinha
1 chávena de água


Para o molho cremoso fumado:
2 colheres de sopa de cremoso fumado Muka
1 colher de café de mostarda à antiga

1 colher de sopa de iogurte de soja
1 colher de café de sumo de limão
Sal e pimenta

Preparação:

1. Cortar os cogumelos em pedaços médios (não precisam de ser regulares) e saltear numa frigideira com um pouco de azeite. Assim que estiverem dourados adicionar sal e reservar.
2. Na mesma frigideira, em lume baixo, adicionar a cebola e o alho picados e refogar. Quando estiver translúcido e ligeiramente dourado, acrescentar o pão desfeito em pedaços. Refrescar com vinho branco e mexer para amolecer o pão. Deixar evaporar o vinho e adicionar água se o pão ainda estiver muito seco. Este preparado deve ficar com uma textura de miga. Temperar com sal, pimenta, paprika fumada e molho inglês.
3. Num processador de alimentos, triturar a mistura de pão e cebola até fazer uma pasta (deve ser ligeiramente espessa). Retirar para uma taça e de seguida triturar ligeiramente os cogumelos. Devem ficar com um aspeto desfiado. Juntar à mistura de pão, adicionar a salsa picada fresca, envolver até que a mistura fique homogénea. Retificar os temperos e deixar arrefecer.

4. Cortar o queijo em pequenos pedaços com cerca de 5 gramas. Moldar ligeiramente com as mãos para que fiquem mais redondos.
5. Com a massa dos croquetes já fria, fazer bolinhas com as mãos com cerca de 45 gramas, colocar o quadradinho de queijo no centro e arredondar. Colocar num prato ou tabuleiro ligeiramente afastados e sem sobrepor.
6. Terminadas as bolinhas preparamos a bancada para panar. Misturamos a farinha com a água numa taça ou prato para fazer uma espécie de tempura, e colocamos o pão ralado noutra taça ou prato. Um a um, passam-se os croquetes pela tempura, e de seguida pelo pão ralado, voltando a arredondar se necessário. Estão prontos para fritar em óleo a 180º C, ou na air fryer. Também podem ser congelados num tabuleiro separados entre si, e quando firmes guardados numa caixa ou num saco.
7. Para o molho, envolver todos os ingredientes e temperar. Podem decorar com ervas aromáticas, pimenta rosa, ou rodelas de malagueta.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.